quinta-feira, 17 de março de 2011

Usuários devem desativar JavaScript do BlackBerry, afirma RIM



Por Brad Reed da Network/US

A Research In Motion (RIM) – fabricante do BlackBerry - recomenda que os usuários de seus smartphones desabilitem o JavaScript dos dispositivos, pois, como provado no desafio hacker Pwn2Own, eles podem ser invadidos a partir dessa linguagem.

Segundo a própria empresa, a vulnerabilidade permite que crackers roubem dados presentes no aparelho. Para isto, basta o usuário usar o browser do sistema para acessar uma página contaminada. Só os dispositivos com BlackBerry OS 6 instalado possuem a falha, já que ela está no Webkit do browser da plataforma. Portanto, aqueles que têm uma versão anterior do SO não estão ameaçados.

Só informações presentes em drives externos – como cartões de memória – podem ser roubadas. Arquivos armazenados na memória do próprio celular não poderão ser acessados, como aqueles presentes nos aplicativos de e-mail, agenda e contatos. Por enquanto, não se teve notícia de nenhum cracker explorando a vulnerabilidade.

A RIM já encaminhou instruções aos departamentos de TI das empresas sobre como desabilitar o JavaScript dos smartphones, como o Torch 9800, o Bold 9700 e Curve 9300. Se, mesmo assim, não der certo, a fabricante do BlackBerry sugere que o navegador não seja usado até que uma correção seja desenvolvida.

Embora a Research In Motion tenha feito seu nome devido à segurança que oferece aos usuários corporativos de suas soluções, ela tem sido forçada a alterar sua estratégia devido ao sucesso do iPhone, da Apple, e do sistema operacional Android, da Google. Assim, passou a aceitar mais aplicativos de terceiros e aplicações open-source, como o WebKit. Comenta-se inclusive que o PlayBook - seu tablet a ser lançado nos próximos meses – rodará programas desenvolvidos para Android.


TECNOLOGIA É AQUI.CONECTE!!! 
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário