quarta-feira, 16 de março de 2011

Google prepara grandes mudanças em sua plataforma de blogs, o Blogger



Por PC World/US

No vídeo promocional da Google para o Blogger – no qual as alterações que o portal sofrerá em 2011 são mostradas – a gigante faz a seguinte pergunta: “Você reparou no Blogger ultimamente?”. São grandes as chances de a resposta ser “não”.

Mesmo sendo um dos sites mais visitados do mundo – muito à frente de competidores como WordPress e Tumblr – sua interface pouco mudou em 11 anos de história. A atualização mais significativa ocorreu no ano passado, quando um novo recurso de design de template foi revelado; mais nada foi adicionado, desde então.

As coisas, no entanto mudaram. Muitas plataformas de blogs ganharam visual limpo e aplicativos intuitivos para smartphones. O Tumblr avançou bem nesse sentido – seu programa para iOS tem um bom sistema de atualização, para adicionar fotos, citações ou links, e o recurso de descoberta de conteúdo lhe dá certa experiência típica de redes sociais. É justamente esse caminho que a Google pretende trilhar com as novidades que promete para o Blogger.

O novo site – que a Google diz que aparecerá em algum momento de 2011 – usa o Web Toolkit, uma ferramenta para desenvolver e otimizar aplicações que rodam no próprio navegador. Também terá um moderno painel de publicação e templates customizáveis.

Mas o melhor mesmo está reservado para a ferramenta de descoberta de conteúdo – similar ao do Tumblr. Dependendo do blog que você estiver lendo, o Blogger exibe palavras-chave em um menu ao lado. O usuário só precisará clicar em uma delas para abrir sites com posts de mesmo assunto.

Por ter 400 milhões de leitores fiéis – que visitam os blogs do portal frequentemente – os novos recursos serão sentidos por muita gente. Também espera-se que um aplicativo específico para smartphones seja criado.







CONECTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário