segunda-feira, 3 de maio de 2010

China diz que irá aumentar controle da web



Rogerio Jovaneli, de INFO Online

Informações da imprensa chinesa dão conta de que o governo daquele país pretende aumentar ainda mais o controle da internet.

O ministro Wang Chen, do Conselho Estatal da Informação chinês, alertou para o aumento do monitoramento das páginas estrangeiras que, segundo ele, querem infiltrar-se no país por meio da web, informou a agência de notícias EFE.

O mandatário fala em aumentar o bloqueio do que chamou de “informação nociva de fora da China”. O objetivo, segundo ele, é prevenir a disseminação e resistir à penetração de informação estrangeira qualificada por Chen como “hostil”.

De acordo com a agência EFE, o ministro chinês não especificou como se dará a atuação, limitando-se somente a divulgar que as haverá aumento das penas por crimes ligados a internet. Wang Chen relatou a prisão de 5.510 suspeitos em 2009, diz a EFE.

Os controles da internet na China, país com maior número de internautas no mundo (mais de 404 bilhões) atualmente seguem o esquema de lista negra, nos quais os censores bloqueiam sites assim que os descobrem. 

É a nação que mais censura conteúdos da internet, incluindo as famosas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube.

No início deste ano, o governo daquele país se envolveu em uma polêmica com o gigante das buscas Google, por conta de censura às buscas do site, motivando o fechamento da versão do Google em mandarim.





CONECTE!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário